Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Autarca diz que Barreiro pode receber terminal de contentores

Carlos Humberto afirma que o aumento da atividade portuária no Barreiro faz com que as ligações rodoviárias entre o Barreiro e o Seixal e o Barreiro e o Montijo ganhem um novo impulso.
6 de Maio de 2014 às 18:39

O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, afirmou esta terça-feira que os estudos demonstram que o Barreiro pode receber um terminal para barcos com 14 metros de calado, referindo que o projeto pode impulsionar novas ligações rodoviárias na região.

O autarca do Barreiro disse que a hipótese Barreiro é, neste momento, a única que está a ser estudada na Área Metropolitana de Lisboa para receber o novo terminal de contentores, apesar de salientar que a decisão final é do Governo. "A única solução que está a ser estudada é o Barreiro. Do que conheço, os estudos permitem afirmar que um terminal para barcos de 14 metros de calado é possível chegar ao Barreiro e que está a ser estudada a possibilidade entre os 14 e os 17 metros", afirmou aos jornalistas à margem de uma iniciativa do município relacionada com as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

O 'calado' é a designação dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e é uma unidade de medida que determina os portos onde o navio pode entrar e as barras e canais que pode atravessar em cada condição de maré.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)