Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Autoridade Bancária adia testes de stress ao Novo Banco

Tendo em conta a solução adotada e a criação da nova instituição, o teste foi adiado.
Lusa 10 de Outubro de 2014 às 12:44
O negócio da venda do banco depende da aprovação da Comissão Europeia
O negócio da venda do banco depende da aprovação da Comissão Europeia FOTO: Victor Machado

A Autoridade Bancária Europeia vai divulgar os resultados dos testes de resistência realizados a 123 bancos a 26 de outubro, mas adiou o exercício dos testes de stress ao Novo Banco, após a solução adotada para a instituição.

Em comunicado, a Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla inglesa) anunciou esta sexta-feira que os resultados dos testes de stress realizados a 123 bancos de 22 países serão divulgados no domingo, dia 26 de outubro, às 12h00 de Lisboa, e em simultâneo o Banco Central Europeu (BCE) irá publicar os resultados da sua Comprehensive Assessment (Avaliação de Ativos).

Sobre o Novo Banco, a EBA adianta que tendo em conta a recente solução adotada e a criação desta nova instituição financeira, o teste de stress foi adiado, sem referir nova data.

Os testes de stress avaliam a capacidade de resistência dos bancos da União Europeia face a um potencial cenário macroeconómico adverso.

Os resultados, verificados por autoridades competentes como o BCE, incidem sobre 12 mil indicadores de cada banco em toda a União Europeia e a composição do seu capital, os ativos ponderados pelo risco (RWA), ganhos e perdas, exposição à dívida, risco de crédito e securitização.

Autoridade Bancária Europeia Novo Banco testes stress
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)