Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Avião russo despenha-se na Ucrânia

Um avião da companhia aérea russa Pulkovo Airlines despenhou-se esta terça-feira na região leste da Ucrânia, transportando a bordo pelo menos 160 passageiros e dez tripulantes. As autoridades ucranianas anunciaram que não há sobreviventes do acidente.
22 de Agosto de 2006 às 14:20
O ministro ucraniano das Emergências, em declarações à agência de notícia Reuters, confirmou que o aparelho, um Tupolev-154 da companhia aérea Pulkovo Airlines, despenhou-se na zona leste da Ucrânia, a cerca de 45 quilómetros da cidade de Donetsk. Helicópteros que sobrevoaram a zona do acidente referem que o aparelho foi consumido por um incêndio.
Horas depois do acidente, as autoridades ucranianas anunciaram não haver sobreviventes da queda do avião russo. O aparelho, que partira de Anapa, na região sul da Rússia, com destino a São Petersburgo, seguia uma rota que sobrevoava o território da Ucrânia, quando emitiu um alerta de socorro pelas 15h37 locais (12h37 em Lisboa) pouco antes de desaparecer dos radares dos controladores aéreos, de acordo com os media locais.
Um porta-voz do ministério ucraniano das Emergências, Igor Krol, em declarações a uma estação de televisão local, afirmou que de acordo com informações preliminares, um incêndio deflagrou no avião quando este voava a uma altitude de cerca de dez mil metros, situação que levou a tripulação a decidir fazer uma aterragem de emergência.
Por sua vez, o ministro russo das Emergências, em declarações à televisão 'Sky News', disse que as equipas de salvamento já resgataram 30 corpos do local do acidente. As más condições meteorológicas que se fazem sentir na região poderão ter estado na origem do acidente, disse o mesmo governante.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)