Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Avó de 71 anos não sente nenhum tipo de dor

Jo Cameron só sabe que se queimou quando começa a sentir o cheiro de carne queimada.
28 de Março de 2019 às 14:51
Médico
Médicos
Sensação de dor
Médico
Médicos
Sensação de dor
Médico
Médicos
Sensação de dor

Uma avó de 71 anos sofre de uma condição genética que afeta milhões de pessoas. Jo Cameron, de Whitebridge, na Escócia, não sente dor.

A escocesa soube que tinha esta mutação genética apenas aos 65 anos, quando os médicos tiveram que a persuadir a tomar um parecetamol no decorrer do tratamento de uma osteoartrite grave, da qual ela não sentia dores.

Ao longo da vida, Jo já teve vários problemas de saúde e nunca sentiu dores. Segundo o jornal The Daily Mail, quando a mulher se queima, só sabe que se queimou quando começa a sentir o cheiro de carne queimada.

A avó escocesa também já partiu um braço e não sentiu dores. O mesmo aconteceu no parto dos filhos. Jo contou também que já se cortou "e não percebi até ver o sangue".

Investigadores da University College London, no Reino Unido, realizaram um teste genético à senhora. O exame permitiu detetar duas mutações de ADN que a impedem de sentir dor física. James Cox, professor de Genética Sensorial e responsável da investigação, explicou que "a mulher tem um genótipo específico que reduz a atividade de um gene já considerado um alvo possível para tratamentos de dor e ansiedade".

Para os cientistas, esta descoberta vai permitir que se perceba como funciona esse gene e que se desenvolvam tratamentos.

Ao estudar o caso de Jo, os investigadores analisaram também o ADN da família e concluíram que o pai e o filho da senhora também apresentavam alguma insensibilidade à dor.

O facto de a condição da escocesa ter sido diagnosticada só aos 65 anos, faz os cientistas acreditar que provavelmente existem mais pessoas com as mesmas mutações genéticas sem saberem.

James Cox explicou que "as pessoas com insensibilidade rara à dor podem ser valiosas para pesquisas médicas e, por isso, encorajamos qualquer um que não sinta dor a se apresentar".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)