Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Bactéria rara infecta oito crianças

Cinco das oito crianças infectadas com a bactéria klebsiella ornithinolytica, internadas no Hospital de S. João, no Porto, continuam hospitalizadas “com uma evolução favorável relativamente a esta intercorrência”, afirmou esta quarta-feira fonte da unidade de saúde.
23 de Maio de 2007 às 19:46
Três das crianças encontram-se internadas no serviço de Neonatologia, uma na unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e outra na Pediatria.
Entre as outras três crianças que estavam infectadas, duas tiveram alta e uma acabou por morrer, não estando ainda rigorosamente determinada a causa de morte.
Recorde-se que oito crianças internadas no Hospital de S. João (HSJ), no Porto, foram infectadas por uma bactéria "muito rara" detectada há mais de uma semana no controlo de esterilização das bolsas de alimentação por via parentérica (soro). Uma das crianças faleceu no passado dia 12.
Em declarações à ‘SIC Notícias’, a adjunta da direcção clínica do HSJ confirmou a morte da criança, mas "ainda não se sabe se foi devido à presença da bactéria, do tipo klebsiella, já que foram encontradas no organismo desta criança outras duas bactérias".
Margarida Tavares sublinha que a “situação está controlada” embora “não se saiba como pode evoluir e qual o contributo desta infecção para o estado actual das crianças, com múltiplos problemas".
A responsável adianta ainda não ter sido identificada a origem da contaminação, mas assegura que "foram cumpridas todas as normas para a produção, em segurança, destes alimentos", cuja “vigilância microbiológica” é realizada “diariamente a todas as bolsas", produzidas pelos Serviços Farmacêuticos.
Entretanto a unidade de saúde pediu à Comissão de Controlo de Infecção e ao Serviço de Qualidade Operativa uma auditoria à actividade clínica desenvolvida no processo. Até ao momento, não foi anunciada qualquer irregularidade.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)