Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Reserva Federal deve fazer ajustamento monetário com cautela

Afirmação de Janet Yellen.
Lusa 29 de Março de 2016 às 18:35
A Reserva Federal norte-americana é dirigida por Janet Yellen
A Reserva Federal norte-americana é dirigida por Janet Yellen FOTO: Jim Lo Scalzo/EPA

A presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, afirmou esta terça-feira que o ajustamento monetário nos Estados Unidos deverá continuar de forma "cautelosa", com subidas graduais das taxas de juro.

Num discurso no Clube Económico de Nova Iorque, Yellen considerou que o comité de política monetária da Fed deverá agir "com precaução" e que o ajustamento da política monetária exigirá apenas aumentos graduais das taxas de juro nos próximos anos.

"Esta mensagem deve ser entendida como uma projeção da trajetória das taxas (...) não é um plano gravado no mármore para ser seguido independentemente dos desenvolvimentos económicos", acrescentou.

A dirigente do banco central norte-americano indicou que a evolução dos mercados internacionais no início do ano levou a um enfraquecimento das perspetivas económicas, mas disse que o seu impacto na atividade norte-americana será "provavelmente limitado".

Yellen apontou o "abrandamento" e a "transição" da economia chinesa. "Há muita incerteza sobre se esta transição será suave", afirmou.

Os desenvolvimentos externos levam a que a Fed tente atingir os seus objetivos de emprego e de inflação com uma trajetória de aumento das taxas de juro a um ritmo mais lento do que o antecipado em dezembro, disse Yellen, repetindo o que já tinha afirmado após a reunião de política monetária de 15 e 16 de março, que deixou as taxas de juro inalteradas.

Janet Yellen Reserva Federal Estados Unidos economia negócios e finanças macroeconomia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)