Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Banif: Fundo JC Flower é o quinto interessado

Seis entidades estão interessadas na compra da posição do Estado.
Lusa 19 de Dezembro de 2015 às 14:41
Christopher Flowers lidera este fundo de investimento americano
Christopher Flowers lidera este fundo de investimento americano FOTO: Getty Images

O fundo de investimento americano JC Flower é o quinto candidato à compra da posição do Estado no Banif, juntando-se aos bancos Santander e Popular, à Apollo e um um fundo sino-americano, confirmou à Lusa fonte do setor financeiro.

Além dos espanhóis Santander e Popular, com longa atividade na banca comercial em Portugal, o fundo norte-americano Apollo, que comprou a seguradora Tranquilidade e esteve na corrida ao Novo Banco, também apresentou na sexta-feira uma proposta de compra da participação do Estado no banco liderado por Jorge Tomé.

Com sede em Nova Iorque, a JC Flower - liderada por Christopher Flowers, sócio fundador da Goldman Sachs - também apresentou uma proposta ao banco e ao Estado português.

O fundo dedica-se ao investimento no setor financeiro, tendo investido cerca de 13.000 milhões de euros (14.000 milhões de dólares) num portefólio de 32 empresas em 14 países, desde 2001.

Segundo fonte do mercado financeiro, na corrida à compra da posição pública no Banif, de cerca de 60%, está ainda um fundo sino-americano, ligado ao Haitong Bank, que há um ano comprou o BESI ao Novo Banco, por 379 milhões de euros.

A Lusa desconhece a sexta proposta de aquisição da participação social detida pelo Estado no Banif.

Numa nota ao mercado, emitida na sexta-feira à noite, o banco informou que as propostas vão ser "cuidadosamente analisadas" pelo banco e pelo Estado.

Banif JC Flower Santander Jorge Tomé Christopher Flowers economia negócios e finanças banca
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)