Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Barack Obama faz história nos EUA

O senador do Illinois, Barack Obama, conseguiu reunir o número suficiente de delegados para poder ser nomeado candidato à presidência dos Estados Unidos da América na convenção do Partido Democrata, a realizar em Agosto.
4 de Junho de 2008 às 08:21
Barack Obama faz história nos EUA
Barack Obama faz história nos EUA FOTO: Reuters

Após as primárias realizadas terça-feira nos estados de Montana e Dakota do Sul, as últimas que faltavam realizar, Obama conquistou o apoio de 2.118 delegados, contra 1.933 da rival Hillary Clinton. O senador do Illinois tem agora o caminho aberto para tornar-se no primeiro candidato afroamericano à Casa Branca.  

Apesar da desvantagem, a senadora de Nova Iorque, que venceu as primárias no Dakota do Sul, registando uma derrota em Montana, ainda não assumiu a derrota.

Ontem, após os rumores do anúncio de derrota desmentidos prontamente pela candidatura da antiga primeira-dama, Hillary voltou a afirmar que ainda não tomou qualquer decisão.

“Não tomarei essa decisão nesta noite”, revelou a ainda candidata à Casa Branca perante milhares de apoiantes reunidos em Nova Iorque. “Quero que os 18 milhões de americanos que votaram em mim sejam respeitados e ouvidos e não que não contem para nada”, assinalou.

Por sua vez, Barack Obama reclamou vitória anunciando ter conseguido o apoio suficiente para garantir a sua nomeação como candidato democrata à eleição presidencial de Novembro.

“Esta noite posso apresentar-me aqui, diante de vós, e anunciar que sou o candidato democrata à presidência dos EUA”, afirmou o senador do Illinois, que vai disputar a corrida à Casa Branca com o republicano John McCain.        

 

Ver comentários