Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Barcelos premiou com 4.200 euros nascimento de 14 bebés

A verba é gasta na maior parte em vacinas não comparticipadas pelo SNS.
17 de Outubro de 2014 às 15:53
O programa contempla uma verba de 300 euros por cada nascimento.
O programa contempla uma verba de 300 euros por cada nascimento. FOTO: iStockphoto/Getty Images

A Junta da União de Freguesias de Gamil e Midões, em Barcelos, já 'premiou' com 4.200 euros o nascimento de 14 bebés, desde que há um ano lançou o programa Infância Saudável, informou esta sexta-feira o autarca local.


O presidente da Junta, Jorge César Silva, disse à Lusa que o programa, que contempla uma verba de 300 euros por cada nascimento, vai continuar nos próximos anos, por se ter revelado "uma importante ajuda" para os orçamentos familiares.


Segundo o regulamento do programa, os 300 euros têm de ser gastos no primeiro ano de vida do bebé, com compras na única farmácia existente nas duas freguesias. A verba vem sendo gasta, maioritariamente, em vacinas não comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), em leite infantil adaptado e em produtos de higiene do bebé.

O valor de 300 euros é atribuído sob a forma de conta corrente disponível na farmácia que serve as duas freguesias e com a qual a Junta de Freguesia estabeleceu um protocolo de cooperação.


Subjacente ao lançamento deste programa está, segundo a Junta, a consciência da "importância que o surgimento de um bebé representa para uma comunidade que se vê a braços com um envelhecimento populacional crescente".

Ver comentários