Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Barroso apresenta programa para 2009

José Manuel Durão Barroso apresenta terça-feira, em Estrasburgo, o seu programa de trabalho para 2009, que contempla a resposta às crises financeira e económica, no ano em que decorrem eleições para o Parlamento Europeu e a nomeação da nova Comissão Europeia.
17 de Novembro de 2008 às 10:56
Barroso apresenta programa para 2009
Barroso apresenta programa para 2009 FOTO: d.r.

O programa de trabalho da Comissão Europeia (CE) apresentado por Durão Barroso aos deputados numa sessão plenária, está estruturado em torno de vários pilares. No que diz respeito ao crescimento e emprego, centrar-se-á na aplicação de medidas que restabeleçam a confiança para a resolução da crise, prevendo-se a apresentação de propostas na área dos mercados financeiros e da supervisão financeira.

 

As alterações climáticas também fazem parte das preocupações de Bruxelas, pelo que, caso a reunião de Copenhaga em Dezembro de 2009 seja bem sucedida, a Europa assumirá um papel de liderança no caminho da sustentabilidade.

 

As acções relacionadas directamente com os cidadãos também constarão do programa de trabalho, com preocupações no domínio da liberdade, segurança e justiça, dando especial enfoque à luta contra o terrorismo e o crime organizado.

 

A  nível internacional, a Comissão Europeia quer apoiar a reconstrução da Geórgia e apoiar a adaptação das relações transatlânticas da nova administração norte-americana de Barack Obama, sem esquecer também o alargamento, a política de vizinhança e o comércio mundial.

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)