Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Barroso: "Dia de sol convida ao exercício da democracia"

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, desejou este domingo umas eleições para o Parlamento Europeu (PE) mais participadas e a inversão da crescente tendência de abstenção, após ter votado, em Lisboa.


7 de Junho de 2009 às 13:56
Durão Barroso
Durão Barroso FOTO: d.r.

'Acho que este dia de sol convida ao exercício de democracia. A eleição do Parlamento Europeu é algo de único. Nunca houve esta experiência democrática - os cidadãos de 27 países elegerem directamente os seus representantes para uma assembleia que é cada vez mais importante e que toma decisões fundamentais', afirmou à saída da Escola Secundária Marquês de Pombal, na freguesia de Santa Maria de Belém.

Reacções

"Estas eleições para o Parlamento Europeu são importantes para o futuro da Europa e são importantes para a vida dos portugueses, para o nosso desenvolvimento e porque sei que nos próximos anos as instituições europeias irão tomar decisões com influência directa na vida dos portugueses", Cavaco Silva, Presidente da República.

'Em alguns países o voto é obrigatório, e aí a participação eleitoral é necessariamente mais elevada. Nos países onde o voto não é obrigatório, que são a maior parte deles, como o nosso, depende de factores, inclusivamente do tempo', Vital Moreira, candidato do PS

'Temos muita tendência para reclamar contra tudo e contra as coisas que acontecem, mas temos também todos o dever de participar na solução dos problemas que nos afligem', Manuela Ferreira Leite presidente do PSD.

'Será um dia perfeitamente normal e como estou na minha terra vou estar com a minha família', Nuno Melo, candidato do CDS-PP

Espero que seja um dia tranquilo, um dia bom. (...) é o momento em que cada um de nós tem o direito de escolha, de optar', afirmou Jerónimo de Sousa, acrescentando esperar que seja 'um dia de serenidade democrática', Jerónimo de Sousa, Secretário geral do PCP.

'Está um belo dia para votar e acho que hoje todas as opiniões  contam da mesma maneira, sejam as de um rico ou sejam as de um pobre, o  voto é para ser usado, espero que as pessoas o usem'.  Miguel Portas, candidato do Bloco de Esquerda,

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)