Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Barroso em Pequim

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, chegou esta quinta-feira a Pequim, capital da China, para uma visita oficial com passagem por Macau.
14 de Julho de 2005 às 09:24
Nesta sua primeira visita à China desde que assumiu a presidência do Executivo comunitário europeu (2004), o antigo primeiro-ministro português aposta no aprofundamento da parceria estratégica entre a UE e a China.
Num primeiro comentário, Barroso disse que os chineses têm de evoluir em matéria de Direitos Humanos, para que seja suspenso o embargo à venda de armas. São as omnipresentes declarações públicas de intenção, que quase sempre esmorecem ante as multimilionárias oportunidades de realizar autênticos negócios da China.
Durão Barroso irá também desenvolver os preparativos para a Cimeira China-UE, agendada para 5 de Setembro próximo, em Pequim. O presidente da Comissão Europeia tem reuniões com o presidente (sexta-feira), o primeiro-ministro (quinta-feira) e o ministro do Comércio da China.
Amanhã, além do encontro com o presidente Hu Jintao, o presidente da CE irá discursar na Academia de Ciências Sociais da Cinha e visitar um raro centro privado de vanguarda artística, o Dashanzi. Sábado, Barroso passa por Xangai e domingo estará em Macau. Segunda-feira está prevista uma escala em Hong-Kong, antes do regresso a Bruxelas, no dia seguinte.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)