Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Bastonária dos Advogados apela a autarcas que lutem contra o novo mapa judiciário

Elina Fraga referiu que se os tribunais funcionarem pior vai haver uma tendência para recorrer a meios alternativos para resolver os litígios, como a arbitragem ou julgados de paz.
27 de Março de 2014 às 21:11

A bastonária dos advogados, Elina Fraga, apelou esta quinta-feira aos autarcas para se juntarem à luta para travar o novo mapa judiciário aprovado pelo Governo, considerando que se está a caminhar para a "ruína do sistema judicial". Elina Fraga, que esteve presente numa iniciativa organizada pela delegação do Seixal da Ordem dos Advogados, defendeu que durante muito tempo apenas se falou de encerramentos e se esqueceu a desqualificação de muitos tribunais.

"Agora que estamos todos acordados para a realidade é bom que juntem energias no combate, porque o que vai acontecer é a ruina do sistema judicial, com um objetivo futuro da redução dos tribunais às 23 comarcas", salientou. Elina Fraga referiu que se os tribunais funcionarem pior vai haver uma tendência para recorrer a meios alternativos para resolver os litígios, como a arbitragem ou julgados de paz. "Os advogados, sozinhos não chegam, e os autarcas devem unir-se e mobilizar as suas populações.

Tem que ser inequívoco para os políticos que o país não quer a alteração do mapa judiciário", salientou. A bastonária apelou também à Associação de Municípios para que se una à luta e promova iniciativas a nível nacional. "A ministra não foi eleita, mas os deputados foram e não podem continuar no silêncio", defendeu.

bastonária advogados novo mapa judiciário
Ver comentários