Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

BCE reduz taxa de juro para 1%

O Banco Central Europeu (BCE) desceu esta quinta-feira a taxa de juro de referência da Zona Euro em 0,25 por cento, para o mínimo histórico de 1 por cento.
7 de Maio de 2009 às 12:57
Jean-Claude Trichet
Jean-Claude Trichet FOTO: Reuters

Esta é já a sétima vez que a instituição liderada por Jean-Claude Trichet mexe no preço do dinheiro desde Outubro de 2008, no início da crise económica global.

A taxa de 1 por cento é o valor mais baixo desde a criação da Zona Euro em 1999 e os analistas julgam que este pode ser o último corte.

BANCO DE INGLATERRA MANTÉM TAXA

O Banco de Inglaterra manteve inalterada, nos 0,5 por cento, a principal taxa directora, uma decisão que já era esperada pelos analistas, depois de o Comité de Política Monetária ter atingido o nível mais baixo desde a criação da instituição em 1694.

O Banco decidiu ainda aumentar em 50 mil milhões de libras (56,55 mil milhões de euros) e alargar o programa de compra de obrigações do Tesouro e das empresas.

ISLÂNDIA CORTA 2,5%

O Banco Central da Islândia anunciou um corte na sua taxa de juro de referência de 2,5 por cento para os 13 por cento, naquela que é já a terceira baixa em dois meses.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)