Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

BE apresenta proposta para limitar alta tensão

O Bloco de Esquerda vai entregar na Assembleia da República um projecto lei para limitar a exposição das populações aos campos electromagnéticos, informou esta quinta-feira a deputada Alda Macedo.
4 de Outubro de 2007 às 17:08
Os bloquistas pretendem assim aproveitar a polémica em volta da Rede Eléctrica Nacional (REN) que se recusou a desligar a linha de muito alta tensão Fanhões-Trajouce, no concelho de Sintra.
Em declarações à rádio TSF, Alda Macedo afirmou que a REN não pode ficar acima da lei e que “não pode imaginar que as suas deliberações tem prevalência sobre as deliberações do Estado”.
O BE acusa ainda a REN de arrogância ao não respeitar a ordem judicial que mandou a empresa desligar a linha de alta tensão no concelho de Sintra.
O projecto do BE defende a reconversão da REN no prazo máximo de 10 anos. O partido pretende impor limites mais apertados da exposição das populações aos campos magnéticos, sobretudo em zonas como parques infantis ou de estacionamento.
Os bloquistas exigem ainda que os cabos de alta tensão comecem a ser instalados no subsolo em vez de serem instalados à superfície. Uma solução que o presidente da REN, José Penedos, afastou esta quinta-feira, sublinhando que essa opção custa dez vezes mais do que as linhas aéreas.
Ver comentários