Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Beato José de Anchieta canonizado

Um dos fundadores de S. Paulo é tido como modelo de evangelização.
1 de Abril de 2014 às 14:55

O beato José de Anchieta, um dos jesuítas fundadores da cidade brasileira de S. Paulo, vai ser canonizado pelo papa Francisco, que publicará, na quarta-feira, o respetivo decreto pontifício que o proclama santo.

A informação foi hoje divulgada pela agência Zenit, referindo que o espanhol José de Anchieta será canonizado juntamente com dois beatos nascidos em França, ligados à evangelização do Canadá, Maria da Encarnação Guyart e o bispo Francisco de Montmorency-Laval.

Segundo a agência católica, o papa explicou que estes três "novos santos se apresentavam como modelos de evangelização".

O 'site' Evangelho Quotidiano (EQ) afirma que o padre José de Anchieta é canonizado sem os dois milagres geralmente necessários, um para a beatificação e outro para a canonização. "Os canonistas chamam a este procedimento 'canonização equipolente', pois equivale ao processo normal para declarar que determinada pessoa falecida se encontra junto de Deus, no céu, intercedendo pelos que ainda vivem na terra", escreve o EQ.

Brasil São Paulo José de Anchieta canonização Papa Francisco
Ver comentários