Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Bento XVI felicitou papa Francisco pelo 80.º aniversário

Papa emérito enviou presentes ao seu sucessor.
17 de Dezembro de 2016 às 19:38
Bento XVI e Francisco estiveram juntos em Roma em Novembro
Bento XVI e Francisco estiveram juntos em Roma em Novembro FOTO: Osservatore Romano/Reuters
O papa emérito Bento XVI felicitou este sábado, por escrito e por telefone, o seu sucessor, Francisco, pelo 80.º aniversário, e fez-lhe chegar "três pequenos presentes" significativos para ambos, informou hoje o Vaticano, em comunicado.

Ratzinger, que reside no mosteiro "Mater Ecclesiae" do Vaticano, desde a renúncia, em 2013, enviou inicialmente uma mensagem onde escreveu "com muito afeto", e, posteriormente, fez-lhe um telefonema pessoal.

Além disso, Bento XVI, de 89 anos, enviou três presentes que o Vaticano não quis revelar, mas que o antigo papa referiu serem "símbolos muito pessoais e significativos para ambos".

O dia de aniversário do papa Francisco correu com "normalidade", mas, segundo o mesmo comunicado, vivido "com grande alegria".

O Vaticano referiu que Francisco ficou "particularmente" contente com a presença de muitas crianças e jovens na audiência da manhã de hoje, com a comunidade católica "Nomadelfia", que lhe cantou os parabéns, e recebeu chamadas e telegramas de diversos líderes mundiais.

Entre outros, manifestaram publicamente os parabéns ao papa o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o presidente russo, Vladimir Putin, e o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que tem a mesma idade do pontífice argentino.
Bento XVI Francisco Vaticano Ratzinger Mater Ecclesiae aniversário 80 anos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)