Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Lesados do BES recebidos pelo Banco de Portugal

Encontro acontece pela primeira vez.
Lusa 23 de Fevereiro de 2016 às 12:30
Participantes exibem um cartaz com as palavras "Desistir Nunca", durante a manifestação dos lesados do papel comercial do BES
Participantes exibem um cartaz com as palavras 'Desistir Nunca', durante a manifestação dos lesados do papel comercial do BES FOTO: José Sena Goulão/Lusa

Representantes da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) do Grupo Espírito Santo (GES), comprado aos balcões do BES, vão ser recebidos pela primeira vez na quarta-feira pelo Banco de Portugal, segundo fonte próxima das negociações.

O encontro está ainda a ser preparado e nem o Banco de Portugal nem a AIEPC confirmaram à Lusa a reunião, escusando-se ambos a fazer comentários, mas, segundo fonte próxima das negociações, a reunião está marcada para as 17h00 de quarta-feira na sede do Banco de Portugal, em Lisboa.

O problema dos lesados que compraram papel comercial de sociedades do GES nos balcões do antigo BES já foi objeto de uma reunião na passada quinta-feira, entre o Banco de Portugal (BdP), a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e um representante do Governo.

Um dia antes, na passada quarta-feira, o primeiro-ministro, em Aveiro, acusou o BdP de estar "a arrastar uma decisão" sobre este processo, dizendo que está a impedir uma solução já aceite pelas partes.

Questionado sobre se o governador do BdP, Carlos Costa, devia deixar a liderança da instituição, António Costa respondeu que "o BdP goza de independência e o governador goza de um estatuto próprio.

O Governo propôs um mecanismo de conciliação, mediação e arbitragem.

BES Banco de Portugal serviços financeiros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)