Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

BIBI COLABORA COM A JUSTIÇA

Ricardo Cardoso, conhecido como o juiz do laço, em serviço de turno no Tribunal da Boa-Hora, decidiu pela junção dos dois processos de pedofilia na Casa Pia em que Carlos Silvino, ‘Bibi’, é arguido.
4 de Setembro de 2004 às 00:00
“Se tudo correr como nós pensamos, iremos trabalhar no sentido de continuar a colaborar com o tribunal para que os pedófilos sejam condenados e para que Carlos Silvino tenha a medida justa de justiça”, sublinhou ao CM José Maria Martins, advogado de ‘Bibi’, satisfeito por ter ganho uma luta “iniciada a 23 de Setembro do ano passado”.
“Finalmente fez-se justiça. Fiquei muito contente por o juiz de turno [Ricardo Cardoso] ter decidido alterar o despacho do colega Jorge Raposo e ordenar a junção. Embora tenha solicitado ao Conselho Superior de Magistratura que ordenasse ao juiz de turno que decidisse já, isso só sucederia daqui por uns oito dias, o que prejudicaria imenso a defesa de Carlos Silvino, dado que agora vamos fazer a contestação (acusação de pronúncia) e é nela que iremos estabelecer toda a estratégia de defesa”, disse ainda José Martins, elogiando Ricardo Cardoso: “Mostrou muita sensibilidade e ‘fair play’ porque era um dos membros do colectivo que em Setembro de 2003 tinha sido designado para julgar o meu cliente”, acrescentou José Maria Martins.
Também o advogado das vítimas da Casa Pia, António Pinto Pereira congratulou-se com a decisão da Boa-Hora, noticiada ontem pela TVI. “Antes das férias judiciais já nos tínhamos manifestado favoráveis à junção dos dois processos”, disse Pinto Pereira. “Isto porque, do ponto de vista prático hà uma clara economia processual, não existindo motivo nenhum que justificasse a divisão”, explicou.
Recorde-se que no mega-processo, Jorge Ritto, Manuel Abrantes, Gertrudes Nunes e Hugo Marçal manifestaram-se contra a junção dos dois processos, enquanto Carlos Cruz não se pronunciou. Só o Ministério Público e a Casa Pia votaram favoravelmente à junção, que ontem se concretizou pelo punho de Ricardo Cardoso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)