Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Bioplástico produzido com borras de café vence concurso no Porto

Material sustentável foi desenvolvido por estudantes de Ovar com recurso a borras de café, folhas secas, bolotas e cascas de tremoço.
Lusa 2 de Junho de 2018 às 20:41
 Alfândega do Porto
Alfândega do Porto FOTO: Direitos Reservados

Um bioplástico sustentável, desenvolvido por estudantes de Ovar com recurso a borras de café, folhas secas, bolotas e cascas de tremoço, foi o projeto vencedor da 12.ª Mostra Nacional de Ciência, que terminou este sábado, na Alfândega do Porto.

Através do projeto "Bioplástico dá-te vida!", criado por alunos da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, pretende-se combater o desperdício alimentar, recorrendo igualmente aos excedentes de arroz cozido - proveniente da restauração - e a proliferação de plantas invasoras (como a acácia), cujas sementes podem ser incorporadas no bioplástico.

Os resultados obtidos "foram bastante satisfatórios, visto que conseguimos produzir a maioria dos bioplásticos, tendo o amido do arroz se destacado, revelando características de resistência e elasticidade", indicou o grupo responsável pelo projeto, referido numa comunicação divulgada pela Fundação da Juventude, a entidade promotora da Mostra Nacional de Ciência.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)