Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Bispo de Viseu a favor da despenalização da mulher

D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, revelou que votaria ‘sim’ no referendo do próximo dia 11 de Fevereiro se a pergunta em consulta dissesse respeito à despenalização da mulher.
24 de Janeiro de 2007 às 13:22
D. Ilídio Leandro, que proferiu esta afirmação durante um debate sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, realizado terça-feira na Escola Superior de Educação de Viseu, onde se apresentou como defensor do 'não', defendeu que a sua opinião não constitui uma contradição.
O bispo de Viseu justificou que votaria a favor da despenalização da mulher por acreditar que as mulheres que decidem abortar são "vítimas da sociedade" e não interrompem voluntariamente a gravidez "por vontade própria ou leviandade”.
Durante a sua intervenção, D. Ilídio Leandro acusou ainda a Igreja de nem sempre ter tido uma “posição coerente” relativamente à questão do aborto, acrescentando que, a 12 de Fevereiro, independentemente do resultado da consulta popular, a diocese de Viseu vai anunciar algo que procura apresentar como coerente para ajudar nos casos “atentatórios da dignidade humana, seja de crianças, seja de adultos”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)