Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

'Blogger' de Viana condenado a pagar 11.680 euros por difamação a relligiosos

O arguido é um homem de 25 anos de idade, promotor imobiliário.
Lusa 15 de Dezembro de 2015 às 16:49
Tribunal de Viana do Castelo
Tribunal de Viana do Castelo FOTO: D.R.

Um 'blogger' de Viana do Castelo vai ter de pagar, entre multas e indemnizações, 11.680 euros por oito crimes de difamação agravada e dois de devassa da vida privada de religiosos, decidiu esta terça-feira o tribunal daquela comarca.

Desse montante, 3.480 euros são relativos a 580 dias de multa, à taxa diária de seis euros. Em indemnizações, requeridas pelos seis visados, entre eles o bispo da Diocese e a uma funcionária, o 'blogger' vai ter de pagar mais 8.200 euros.

O arguido é um homem de 25 anos de idade, promotor imobiliário, natural de Barcelos, que não ouviu hoje a leitura do acórdão por se encontrar atualmente a trabalhar no Canadá.

Neste processo, está em causa está um blogue cuja autoria é atribuída ao antigo seminarista em abril de 2012 com o título "Os podres da diocese de Viana do Castelo" e o subtítulo "Burlas, prostituição, homossexualidade, casamentos destruídos, injustiças, entre muitos outros caos ocorridos na diocese de Viana do Castelo".

O blogue teria surgido em alegada retaliação por um suposto débito de um padre, amigo do arguido.

Naquele espaço na Internet, e durante meses, o arguido, descreveu atuações que na sua essência configurariam práticas menos condicentes com a postura do clero, publicando "fotografias e dados pessoais, profissionais e até de familiares" dos visados.

Viana do Castelo Barcelos bispo da Diocese blogger condenado indemnização
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)