Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Bomba explode perto de Bilbau

Uma bomba explodiu ontem à noite (23h00 locais, 22h00 em Lisboa), sem causar vítimas, numa zona industrial da localidade basca de Trapagaran, perto de Bilbau, no norte de Espanha, informaram fontes oficiais. De acordo com fontes da investigação ainda não foi possível identificar os autores do ataque.
17 de Fevereiro de 2006 às 10:48
A explosão ocorreu uma hora depois de um interlocutor anónimo telefonou a avisar previamente da colocação do engenho para o diário basco Gara, que publica habitualmente os comunicados da organização separatista basca armada ETA.
A Polícia isolou a área à volta da empresa e cortou a circulação numa auto-estrada próxima e na linha ferroviária. Ainda não são conhecidos os danos materiais causados pelo atentado e a natureza do explosivo.
Recorde-se que o atentado ocorreu no mesmo dia em que vários jornais espanhóis divulgaram que o anúncio de um cessar-fogo da ETA está iminente.
A esperança num fim da violência terrorista dominou o debate político em Espanha nos últimos dias, sobretudo depois de o presidente do Governo, José Luís Rodriguez Zapatero, ter anunciado na semana passada que "o princípio do fim" da ETA está próximo.
Nos últimos 40 anos, os atentados perpetrados pela organização provocaram a morte a pelo menos 800 pessoas. Desde Maio de 2003, a ETA tem optado por colocar bombas em empresas privadas, infra-estruturas de comunicações e edifícios oficiais.
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) condenou hoje a acção sublinhando que "este é o momento mais importante que nunca" para se conjugarem todos os esforços no sentido de se colocar um ponto final na "ameaça terrorista".
Ver comentários