Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Espanhol que pediu socorro no Gerês foi resgatado

Homem contactou autoridades por telemóvel. Caiu num ribeiro em zona de difícil acesso.
Silvana Araújo Cunha e Lusa 11 de Fevereiro de 2017 às 17:14
Homem estará perdido perto da aldeia de Peneda, em Arcos de Vadevez
Homem estará perdido perto da aldeia de Peneda, em Arcos de Vadevez FOTO: CMACV

O cidadão espanhol que se perdeu este sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês já foi resgatado e não necessita de cuidados médicos, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.

Perto das 21h30, Filipe Guimarães indicou que o espanhol estava a fazer "o caminho de regresso às viaturas juntamente com as equipas de socorro dos bombeiros e dos Grupos de Intervenção de Proteção e Socorro [da GNR] de Arcos de Valdevez".

"Está tudo bem com ele e não necessita de qualquer tipo de cuidado médico", referiu.

As autoridades tinham conseguido chegar junto do cidadão espanhol ao início da noite, na zona da Peneda, constatando que o jovem não estava ferido.

O caminhante tinha caído para um ribeiro de difícil acesso, pelo que os meios enviados para o local tiveram de utilizar equipamento próprio para descer até junto do jovem.

As autoridades conseguiram chegar junto da vítima ao início da noite, depois de terem sido alertadas por telemóvel pelo próprio acidentado.

O alerta foi dado pelo próprio turista por volta das 16h00, a meio da caminhada de realizava perto das lagoas, na freguesia da Gavieira.

"O senhor ligou-nos aflito porque já não sabia onde estava. Os meios estão a tentar chegar a ele, mas a operação de resgate vai demorar algum tempo porque o local é de difícil acesso", disse ao CM fonte dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.

As equipas de socorro já conseguiram perceber as coordenadas da localização do homem que está num local onde o acesso só é possível a pé.

Para o local foram destacados dois veículos com oito elementos, dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.


Arcos de Valdevez Viana do Castelo CDOS Peneda Gavieira homem perdido espanhol. gnr
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)