Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

CaixaBank compra 1,4 milhões de ações do BPI

Grupo espanhol passa a deter 44,81% do capital do banco.
Lusa 23 de Maio de 2016 às 19:02
O banco catalão lançou uma OPA ao BPI
O banco catalão lançou uma OPA ao BPI FOTO: Albert Gea/ Reuters

O CaixaBank comprou 1.469.000 ações do BPI representativas de 0,101% do capital social do banco português, por 1,6 milhões, passando o grupo espanhol a deter 44,81% do capital social do BPI.

Em comunicado esta segunda-feira enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BPI informa que o CaixaBank comprou, "no mercado regulamentado Euronext Lisbon", ações do BPI entre 13 e 17 de maio "pelo valor total de 1.629.117,64 euros".

Na sequência destas aquisições, "o CaixaBank passou a deter diretamente 652.846.606 ações do BPI representativas de 44,81% do capital social e de 44,98% dos direitos de voto do BPI".

A 16 de maio, o CaixaBank notificou a Comissão Europeia sobre a intenção de lançar uma Oferta Pública de aquisição (OPA) sobre o BPI.

"O CaixaBank tenciona adquirir, através de uma oferta pública não obrigatória da totalidade das ações e direitos de voto do BPI, o controlo da sociedade", lê-se na informação que foi publicada a 13 de maio, no 'site' da Direção-Geral da Concorrência (DGComp), que indica que o pedido foi formalizado a 12 de maio.

De acordo com a mesma informação, a DGComp tem até 17 de junho para se pronunciar, acrescentando-se que o La Caixa, que detém o CaixaBank, não tem atividade em Portugal e nem outras atividades bancárias ou de seguros além das controladas pelo próprio CaixaBank.

"Além da participação do CaixaBank no alvo [banco BPI], não há outras ligações" entre o alvo e o La Caixa, diz a informação, reforçando que "não há ligações verticais nem entre as atividades de seguros ou as atividades financeiras" das partes.

CaixaBank compra ações BPI Comissão do Mercado de Valores Mobiliários CMVM economia negócios e finanças
Ver comentários