Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

BPN: Pessoa ficou com carro porque não havia prejuízo

Jorge Pessoa, administrador do BPN durante a gestão do banco nacionalizado e director comercial durante a presidência de Oliveira e Costa, explicou esta terça-feira na comissão parlamentar de inquérito que optou por comprar o carro de serviço por um valor residual porque tal decisão não penalizava a instituição.
26 de Junho de 2012 às 12:54
Caso BPN está a ser investigado no Parlamento e pelas autoridades
Caso BPN está a ser investigado no Parlamento e pelas autoridades FOTO: d.r.

Isto apesar de, quando estava já na administração, ter votado contra a tentativa de compra de veículos por outros funcionários.

O PCP denunciou a venda por parte do BPN de um Audi A6 que custa actualmente 76 mil euros, a  Jorge Pessoa  por 2975 euros em Junho de 2009, num negócio que terá levado 42 minutos a finalizar. Segundo o responsável, o carro com um valor de mercado de 75 mil euros, foi adquirido pelo banco por 50 mil euros, devido a atrasos por parte da marca.

"[Enquanto administrador] votei contra porque o exercício da opção de compra exigia a aquisição de viaturas novas por parte do banco e nós não estávamos em condições de assumir tal despesa", explicou o responsável. E adiantou que o seu contrato não obrigava à compra de nova viatura pelo BPN. "Eu exerci a opção de compra e fiquei com um carro de 2008 que ainda uso e que tem mais de 200 mil quilómetros", acrescentou, salientando que no contrato de 2005, quando entrou no banco, a disponibilização do carro de serviço com opção de compra era um dos benefícios associados.

Mário Gaspar, também administrador durante a nacionalização do BPN, já tinha afirmado na comissão de inquérito que as decisões sobre a compra de viaturas de serviço era gerida pelos recursos humanos do banco. E revelou também que a administração - da qual fazia parte Jorge Pessoa depois de ter beneficiado da compra a baixo valor - acabou por chamar a si o processo, recusando todos os pedidos apresentados pelos colaboradores.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)