Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Saída do Reino Unido da UE começa em 2017

Londres conta acionar processo no início do próximo ano.
Lusa 22 de Setembro de 2016 às 19:17
O chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson
O chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson FOTO: EPA

O chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, afirmou esta quinta-feira que o Reino Unido conta acionar no início de 2017 o artigo 50.º, que desencadeia formalmente o processo de negociação da saída daquele país da União Europeia (UE).

"Estamos a discutir com os nossos amigos e parceiros europeus na expectativa de enviar a carta do artigo 50.º no início do próximo ano", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico em declarações ao canal de notícias britânico Sky News a partir de Nova Iorque.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, tem afirmado por diversas ocasiões que o seu país não acionará este artigo antes do final de 2016.

O acionamento deste artigo é condição prévia ao início das conversações entre Londres e a UE sobre a sua futura relação com os restantes 27 Estados-membros, e que devem prolongar-se durante dois anos.

Mas Johnson, que foi um dos arautos do Brexit, considera que dois anos não serão forçosamente necessários.

"Na nossa carta vamos expor certos parâmetros sobre a forma como pretendemos avançar", precisou nas declarações à Sky News, para acrescentar: "Não penso que tenhamos necessidade de dois anos completos, mas vamos aguardar para ver o que se vai passar".

Num referendo realizado a 23 de junho deste ano, 51,9% dos eleitores britânicos votaram a favor da saída do Reino Unido do bloco comunitário, processo que ficou conhecido como 'Brexit'.

Boris Johnson Reino Unido União Europeia UE artigo 50 política economia negócios e finanças Boris Johnson
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)