Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Escritores portugueses no Festival Literário de Budapeste

Afonso Cruz e Bruno Vieira Amaral vão marcar presença no 22.º Festival Literário de Budapeste.
Lusa 23 de Abril de 2015 às 00:13
Afonso Cruz além de escritor, também é ilustrador.
Afonso Cruz além de escritor, também é ilustrador. FOTO: Mariline Alves

Afonso Cruz e Bruno Vieira Amaral são os escritores portugueses que vão participar, a partir desta quarta-feira, no 22.º Festival Literário de Budapeste, anunciou o Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões, na capital húngara.

Bruno Vieira Amaral é um dos participantes do 5.º Festival Europeu do Primeiro Romance, que decorre até domingo, no âmbito do Festival Literário, e que "reúne escritores de vários países europeus, cujo romance de estreia se destacou de alguma forma nos seus países de origem", segundo o comunicado do Centro de Língua Portuguesa.

"As primeiras coisas", romance de estreia de Bruno Vieira Amaral, foi distinguido com os prémios Fernando Namora e PEN Clube Narrativa, em 2014.

Afonso Cruz, por seu lado, vai apresentar a edição húngara do seu romance de 2010 "A Boneca de Kokoschka", no âmbito do Festival Literário, com o qual foi distinguido com o Prémio da União Europeia de Literatura.

Além de escritor, Afonso Cruz é também ilustrador, realizador de filmes de animação e músico, na banda The Soaked Lamb.

Em Budapeste, a par da promoção da obra, com sessões de leitura, música e de autógrafos, Afonso Cruz vai participar no debate "Development strategies, progress and regression in the recent past and present of Europe" ("Estratégias de desenvolvimento, o progresso e a recessão no passado recente e no presente da Europa", em tradução livre).

"Mar" e "Para Onde Vão os Guarda-Chuvas" estão entre os títulos mais recentes de Afonso Cruz.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)