Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Bruxelas reconhece mais fazendas brasileiras

A Comissão Europeia (CE) reconheceu mais 27 explorações de gado no Brasil, com competência para exportar carne de bovino para a União Europeia (UE).
10 de Setembro de 2008 às 14:19
Bruxelas reconhece mais fazendas brasileiras
Bruxelas reconhece mais fazendas brasileiras FOTO: d.r.

A somar mais estas 27 fazendas brasileiras, na lista de aprovações europeia constam agora 252 propriedades.

A Direcção-Geral de Saúde e Protecção ao Consumidor da UE, divulgou a lista das fazendas aptas a vender gado, localizadas em Minas Gerais (149), Mato Grosso (36), Goiás (33), Rio Grande do Sul (18)  e Espírito Santo (15), além da única fazenda paulista. Segundo informação da UE, a actualização da  relação permitiu, a habilitação de 13 outras novas fazendas em Minas, sete em Mato Grosso, cinco em Goiás e duas no Rio Grande do Sul. 

Nos últimos meses, o número de explorações autorizadas a exportar carne tem suscitado alguma discórdia entra Bruxelas e Brasília, devido ao facto do governo brasileiro ter, inicialmente, proposto que fosse concedido o aval a mais de duas mil fazendas, número posteriormente reduzido para 600. A UE sempre defendeu a acreditação de um máximo de 300.

Segundo dados referentes a 2006, publicados pelo gabinete de estatística europeu (Eurostat) a UE importa cerca de 327 mil toneladas de carne bovina do Brasil, no valor de 963 milhões de euros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)