Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Burlão das notas leva dois mil euros a idoso

Homem, com cerca de 40 anos, diz às vítimas que notas de 20 e 50 euros vão sair de circulação.
Ana Palma 11 de Janeiro de 2019 às 08:59
Dinheiro
GNR
GNR
Dinheiro
GNR
GNR
Dinheiro
GNR
GNR
Um homem, de 81 anos, residente na zona de Faro, terá sido, quarta-feira, a mais recente vítima de um burlão que, há meses, se dedica a enganar idosos no Algarve. Diz-lhes que as notas de 20 e 50 euros vão sair de circulação e oferece-se para as trocar. Depois foge com o dinheiro.

Até agora, havia registo de ataques do burlão em zonas do interior e do barrocal algarvio, mas, desta vez, o caso aconteceu próximo da capital algarvia, na zona de Mar e Guerra, na rua da Areia, onde o idoso reside. Após uma conversa, o burlão convenceu a vítima a ir buscar as poupanças - cerca de dois mil euros - e, assim que o idoso se aproximou com o dinheiro, empurrou-o, fazendo-o cair, e fugiu com o dinheiro.

Segundo o CM apurou, o burlão fugiu num carro de cor escura, pormenor que coincide com a descrição da viatura usada em outras burlas que têm acontecido. A diferença é que, neste caso, o homem recorreu à violência - o que configura um crime de roubo.

O homem, descrito como tendo cerca de 40 anos, apresenta- -se, quase sempre, às vítimas como funcionário das juntas de freguesia dos locais onde decide atacar. Em pelo menos duas freguesias - na Guia, concelho de Albufeira, e São Bartolomeu de Messines, Silves - o suspeito envergava um colete refletor.

Neste último crime, no Mar e Guerra, o burlão não usava qualquer colete mas, como o ‘modus operandi’ é idêntico aos outros casos, as autoridades acreditam que se trata do mesmo homem. A GNR está a investigar todas as situações já reportadas.

PORMENORES
Alertas
A GNR e as juntas de freguesia da Guia (Albufeira) e S. Bartolomeu de Messines (Silves) já alertaram a população para a atuação do burlão nas respetivas zonas e pediram cuidado.

Atenção

Os cidadãos, sobretudo idosos, são aconselhados a estar atentos e a não entregarem dinheiro a nenhuma pessoa. Em caso de dúvida devem dirigir-se a um banco ou às autoridades.

Levou mil euros
Na zona de São Bartolomeu de Messines, na terça-feira, o burlão enganou uma idosa de 78 anos e convenceu-a a entregar-lhe cerca de mil euros em notas que tinha guardadas em casa.
Guia Algarve Faro GNR Guerra rua da Areia Albufeira São Bartolomeu de Messines Silves S. Bartolomeu de Messines
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)