Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Cabo-verdianas TACV e ENAPOR privatizadas em 2015

"O Governo já criou uma unidade de privatizações", disse a ministra Sara Lopes.
Lusa 2 de Novembro de 2014 às 09:09
Os TACV não explicam como vão reorganizar os voos internos entre ilhas
Os TACV não explicam como vão reorganizar os voos internos entre ilhas FOTO: Carlos Pinto

A ministra das Infraestruturas e Economia Marítima de Cabo Verde, Sara Lopes, disse à Lusa que a transportadora aérea de bandeira cabo-verdiana TACV e a empresa de gestão portuária ENAPOR "deverão ser privatizadas até meados de 2015".

"O Governo já criou uma unidade de privatizações no Ministério das Finanças e já está a trabalhar e a preparar os dossiers. Deverão ser privatizadas até meados de 2015. A ENAPOR está muito mais avançada e estamos num processo negocial que deve ser concluído o mais rapidamente quanto possível num processo de eventual ajuste direto", disse Sara Lopes.

A governante falava à Lusa no final do Ciclo de Tertúlias 'Cabo Verde em Debate', intitulada 'Investimento Público e Infraestruturação de Cabo Verde: Implicância e Aplicabilidade', organizado pela comunidade cabo-verdiana residente em Portugal.

O plano de privatização da TACV, uma das poucas companhias africanas que voa para os Estados Unidos e para diversos destinos da Europa, foi estabelecido em 2002, mas o Governo considera que "não foi possível ainda conseguir a privatização da empresa, tendo em conta a sua situação económica e financeira".

De acordo com a titular da pasta das Infraestruturas e Economia Marítima, as autoridades cabo-verdianas têm várias manifestações de interesse "em relação à TACV" e também "há várias empresas de vários países interessados nos portos" cabo-verdianos, nomeadamente Portugal, Holanda, Turquia e França.

Quanto à ENAPOR, "se não se chegar a um entendimento, provavelmente iremos abrir concursos já no início do ano para a privatização dos portos. É o dossier que está mais avançado", disse Sara Lopes.

ministra das Infraestruturas e Economia Marítima de Cabo Verde Sara Lopes TACV
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)