Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Câmara de Constância homenageia Camões

A Câmara de Constância realiza nos dias 9 e 10 de Junho a XVII edição das 'Pomonas Camonianas', uma iniciativa que visa homenagear Camões e a sua ligação à vila, num período em que se comemora o Dia de Portugal.
9 de Junho de 2012 às 15:33
Vista geral da Vila de Constância
Vista geral da Vila de Constância FOTO: João Nuno Pepino / Correio da Manhã

A iniciativa, organizada pela Câmara de Constância, pela Casa Memória de Camões e pelo agrupamento escolar envolve toda a vila na recriação de um mercado quinhentista, retractando e recriando a época em que viveu o poeta, e na exposição e venda dos frutos e flores que mencionou nas suas obras, líricas e épicas, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Máximo Ferreira (CDU).

A recriação histórica vai ser feita por cerca de 500 alunos do pré-escolar ao ensino secundário, apoiados pelos professores e auxiliares de acção educativa do agrupamento de escolas de Constância, que se vão trajar a rigor para personificar os mercadores, membros do clero, nobres e plebeus.

Segundo Máximo Ferreira, as Pomonas Camonianas representam "uma afirmação cultural do concelho a nível nacional, um evento organizado pela comunidade muito sentido e vivenciado".

O objectivo é celebrar a história, a presença e a ligação do maior poeta português a Constância, "uma ideia transmitida secularmente pela tradição oral", acrescentou.

O autarca disse que existe uma "antiga e arraigada tradição transmitida ao longo de gerações", que assevera que Luís Vaz de Camões ali viveu, tendo as gentes de Constância uma forte relação de afecto para com o poeta e a sua obra.

Já desde 1880, quando se assinalaram os 300 anos da morte de Camões, Constância vestiu-se de gala para a ele se associar.

Este ano, será o próprio presidente da Câmara Municipal de Constância quem encabeçará o cortejo quinhentista, "trajado à nobre".

Tendo na sua essência a realização de um mercado quinhentista, com uma exposição-venda de frutos e flores referidos por Camões na sua obra, o evento englobará vários espectáculos musicais, como os 'Encontros do Cantar Diferente', com Pedro Barroso, Rão Kyao e António Chaínho.

Farão ainda parte destas festividades uma prova de orientação nocturna, um colóquio subordinado ao tema da "Ilha de São Nicolau na Rota da Deportação, e Camões e o Amor a Portugal", a deposição de coroas de flores no Monumento a Camões, várias exposições e uma taberna quinhentista.

Camões Constância 'Pomonas Camonianas' homenagem Dia de Portugal 10 de Junho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)