Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Câmara do Porto tenta vender Casa Manoel de Oliveira

Município pede pelo menos 1,58 ME.
Lusa 17 de Janeiro de 2016 às 07:00
É a segunda vez que a câmara tenta vender a casa
É a segunda vez que a câmara tenta vender a casa FOTO: Estela Silva/Lusa

A Câmara do Porto realiza na segunda-feira um leilão para tentar vender, pela segunda vez e por pelo menos 1,58 milhões de euros, o edifício idealizado há quase duas décadas para acolher o espólio do cineasta Manoel de Oliveira.

A primeira tentativa do atual executivo do autarca independente Rui Moreira para alienar o imóvel da Foz, que nunca teve uso, foi feita em maio de 2014, pouco tempo após o anúncio da instalação do acervo de Oliveira em Serralves, mas a hasta pública do município ficou deserta.

Nesta nova iniciativa, que se realiza pelas 10h30 nos Paços do Concelho, a autarquia resolveu determinar um valor-base de licitação de 1,58 milhões de euros para o conjunto das duas frações do imóvel (habitação e equipamento cultural), em vez de diferenciar um montante para cada uma, como tinha acontecido antes.

Serralves continua à espera de fundos

A Fundação de Serralves continua a aguardar por financiamento para a concretização do projeto concebido pelo arquiteto Siza Vieira para a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, estando agora a inventariar o espólio.

Em abril do ano passado, aquando da morte do cineasta, o então presidente da Fundação de Serralves, Braga da Cruz, garantiu que a instalação do edifício no parque dependia apenas de fundos comunitários e da abertura das candidaturas ao programa operacional regional Norte 2020.

"O que posso dizer é que mal haja uma abertura de candidaturas, a nossa será a primeira a entrar", adiantou então à Lusa Luís Braga da Cruz, segundo o qual "o projeto de execução está concluído, está aprovado pela Câmara Municipal do Porto, não levanta objeções de qualquer outra natureza, portanto só há que acolher o projeto na candidatura ao Programa Regional do Norte do Portugal 2020".

Câmara do Porto Manoel de Oliveira Serralves política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)