Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Capturado colaborador de Moqtada al-Sadr

O Exército norte-americano e iraquiano detiveram na madrugada desta sexta-feira um dos principais colaboradores do líder radical xiita Moqtada al-Sadr, o xeque Abdel Hadi al-Darraji, suspeito de liderar esquadrões de morte.
19 de Janeiro de 2007 às 18:41
As forças norte-americanas anunciaram esta manhã ter capturado um “chefe de um grupo responsável por vários sequestros, torturas e assassinatos de civis”, não tendo, no entanto, revelado a identidade do suspeito. Horas mais tarde, um colaborador de Al-Sadr condenou publicamente a “captura do xeque Abdel Hadi al-Darraji”, apelando à “realização de manifestações em todo o Iraque, após as orações de sexta-feira”.
Fontes concordantes adiantaram que o xeque Abdel Hadi al-Darraji foi capturado durante um raide das forças norte-americanas e iraquianas contra uma mesquita do bairro de Baladiyat, a leste de Bagdad, a poucos quilómetros de Sadr City. Na operação terá sido morto pelo menos um segurança do xeque e há informações de que outras quatro pessoas poderão ter sido detidas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)