Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Cavaco quer empresários mais ousados

Esta segunda-feira, no penúltimo dia da sua visita de Estado à Índia, o Presidente da República, Cavaco Silva, confessou aos jornalistas que o acompanham que gostava que os empresários portugueses fossem mais ousados e dispostos a arriscar.
15 de Janeiro de 2007 às 13:17
Cavaco quer empresários mais ousados
Cavaco quer empresários mais ousados FOTO: d.r.
"Gostava que os nossos empresários tivessem mais ousadia, mais disposição para arriscar, mais abertura à inovação, melhor compreensão de que estamos englobados num clube de forte concorrência", afirmou o chefe de Estado durante uma conversa com os jornalistas portugueses em Mumbai (antiga Bombaim), capital financeira da Índia.
Segundo defendeu Cavaco Silva, a visita de Estado à Índia permitiu “abrir portas” e criar novas oportunidades de negócios, pelo que os empresários portugueses têm agora “muito trabalho pela frente”, devendo seguir o exemplo nos navegadores portugueses aquando dos Descobrimentos.
Para o Presidente da República, os portugueses iniciaram a primeira globalização, com a descoberta do caminho marítimo para Índia e com os Descobrimentos, porque tinham espírito de aventura e conhecimentos de vanguarda de navegação, um espírito inovador que, na sua opinião, deverá servir agora de exemplo aos empresários.
Apesar das dificuldades que a economia portuguesa enfrenta actualmente, Cavaco Silva disse acreditar "muito numa nova geração de empresários”, salientando que alguns deles integram a delegação que o acompanha na visita à Índia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)