Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

CE PODE AUMENTAR AJUDA A PORTUGAL

Portugal poderá beneficiar de um apoio comunitário de cerca de 48 milhões de euros para recuperar dos prejuízos causados pelos incêndios que devastaram o país este Verão. O empréstimo depende da aprovação de uma proposta avançada.
16 de Setembro de 2003 às 15:14
A medida deverá ser aprovada em reunião do Executivo comunitário, esta quarta-feira. A Comissão Europeia vai propor este aumento da ajuda de emergência, proveniente do Fundo de Solidariedade da União Europeia, com base numa alteração do pedido de ajuda apresentada na passada semana no Parlamento Europeu perlo secretário de estado dos Assuntos Europeus, Costa Neves.
Recorde-se que segundo o balanço do Governo, apresentado a 22 de Agosto, o valor dos prejuízos resultantes dos incêndios que devastaram Portugal este verão elegíveis para a ajuda comunitária chegou aos 94,5 milhões de euros. Perante este valor Bruxelas propôs a atribuição de 31,6 milhões de euros. No entanto, as chamas que lavraram no Algarve elevaram o montante estimado pelo Executivo português a 104,3 milhões de euros. Neste sentido, de acordo com os critérios estabelecidos para atribuição da ajuda comunitária, o aumento da ajuda a Portugal deverá chegar aos 48 milhões de euros.
O Fundo de Solidariedade europeu destina-se a financiar medidas de urgência como alojamento temporário, reabastecimento de água e energia e a compra de rações para animais.
Ver comentários