Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

CE revê em alta crescimento económico

A Comissão Europeia (CE) anunciou esta sexta-feira, em Bruxelas, uma revisão em alta de três décimas de pontos percentuais da sua previsão de crescimento económico para a União Europeia (UE) e para a Zona Euro para este ano, face às estimativas reveladas em Novembro de 2006.
16 de Fevereiro de 2007 às 11:09
De acordo com as previsões ‘intercalares’ publicadas hoje, baseadas nas sete maiores economias europeias, o Executivo comunitário estima que em 2007 o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) será de 2,7% na UE e de 2,4% nos países da Zona Euros.
Por sua vez, a inflação este ano deverá baixar relativamente a 2006, para 1,8% na Zona Euro e 2,0% nos 27, devido à baixa dos preços do petróleo e o “impacto limitado” do aumento da taxa de IVA na Alemanha no início de 2007.
“A economia portou-se bem em 2006 e vai continuar a crescer 2007”, afirmou Joaquim Almunia, comissário europeu responsável pela Economia.
Recorde-se que o crescimento económico em 2006 foi de 2,9% do PIB para a União Europeia e de 2,7% para a Zona Euro, o maior verificado desde o ano 2000.
As previsões 'intercalares' são anualmente feitas no mês de Fevereiro e Novembro, a partir das estimativas das sete maiores economias europeias - Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Espanha, Holanda e Polónia -, fora das previsões semestrais, feitas em Maio e Novembro para todos os Estados-membros da UE.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)