O aeroporto de Frankfurt, o de maior tráfego aéreo na Europa, cancelou metade dos voos programados esta quinta-feira devido a uma greve parcial convocada pelo sindicato. Os principais aeroportos do país foram também afetados.
Entre os voos cancelados com partida de Frankfurt, encontram-se dois com destino a Portugal, um para Lisboa e outro para o Porto, de acordo com a informação disponibilizada na página oficial da internet da ANA -- Aeroportos de Portugal.
O voo da Lufthansa com partida do aeroporto de Lisboa, programado para as 7h20, com destino a Frankfurt foi igualmente cancelado.
Desde as 5h00 foram anuladas 550 chegadas e partidas, de acordo com o anúncio feito pela porta-voz da empresa gestora do aeroporto de Frankfurt, Fraport.
A maioria dos voos afetados pertence à companhia alemã Lufthansa, que quarta-feira anunciou o cancelamento de 600 dos 1.800 voos diários em todo o país, devido à greve convocada em torno das negociações do acordo coletivo de trabalho do setor público.
O sindicato reclama um aumento salarial de 3,5%, mais um aumento de 100 euros para os empregados públicos tanto do Estado como das empresas locais.
De acordo com fontes sindicais citadas pela imprensa alemã, à primeira hora da manhã estavam em greve no aeroporto de Frankfurt 90% dos trabalhadores convocados.
Os trajetos mais afetados pelos cancelamentos são os dos voos domésticos e as ligações europeias, principalmente as provenientes ou com destino em Frankfurt e Munique.