Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Centros de alcoologia integrados no IDT

Os três centros regionais de alcoologia, perderam autonomia e as suas competências foram transferidas para o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), no início de Novembro, na sequência da nova Lei Orgânica do Ministério da Saúde.
27 de Novembro de 2006 às 09:06
Segundo avança, esta manhã, a rádio TSF, os centros, localizados no Porto, Coimbra e Lisboa, únicos no país, foram extintos com a entrada em vigor da nova Lei Orgânica do Ministério da Saúde, sendo as suas competências transferidas para o IDT.
Rui Moreia, director do Centro de Alcoologia do Porto, em declarações à TSF, afirma que a decisão foi motivada por factores financeiros. De acordo com o esmo responsável, a integração dos centros de alcoologia na estrutura do é "um erro político", justificando que os problemas relacionados com o álcool devem ser encarados do ponto de vista da saúde mental.
Rui Moreira referiu ainda não ter sido pedido qualquer parecer aos centros de alccologia ou a técnicos especializados para que a integração dos mesmos no IDT fosse concretizada, refere a mesma rádio.
Por sua vez, o Director-geral da Saúde, Francisco George, citado pela mesmo rádio, nega o encerramento dos centros regionais de alcoologia do Centro, Norte e Sul, salientando que apenas as suas competências foram transferidas. O responsável afasta ainda a situação financeira como principal motivo para a decisão.
O presidente do IDT, João Goulão, entrega esta semana ao ministro da Sáude o modelo com que o instituto vai integrar os centros regionais de alcoologia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)