Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Costa congratula-se com a aprovação da capitalização da CGG

PM diz que a Caixa é o "pilar fundamental do sistema financeiro".
Lusa 18 de Novembro de 2016 às 19:12
O primeiro-ministro, António Costa
O primeiro-ministro, António Costa FOTO: Paulo Novais/Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta sexta-feira que o pilar fundamental do sistema financeiro, a Caixa Geral de Depósitos (CGD), logrou já aquilo que era essencial que era ter um programa de capitalização devidamente aprovado pela União Europeia (UE).

"Aquele que era o pilar fundamental do nosso sistema financeiro, o maior banco do país, a Caixa Geral de Depósitos logrou já aquilo que era essencial que era ter um programa de capitalização devidamente aprovado pela União Europeia que permitirá manter-se um banco 100% público e sem qualquer tipo de sanção como ajuda de Estado", disse no seu discurso de inauguração da Pinheiro Manso Residência Sénior, no Porto.

E acrescentou: "vai poder ser aquilo que tem de ser, um referencial de estabilidade do sistema financeiro, uma garantia das poupanças das famílias e um instrumento ao serviço da economia".

António Costa realçou que o atual Governo tem dedicado no último ano muito do seu tempo a procurar estabilizar o sistema financeiro e, nesse setor, "passos importantes foram dados e passos importantes estão a ser dados".

"Todos temos de nos empenhar para tão brevemente quanto possível, e eu gostaria que até final do ano tivéssemos o conjunto do sistema com os instrumentos devidamente estabilizados", frisou o primeiro-ministro.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou hoje que a injeção pública de capital na CGD só vai ocorrer em 2017, ao contrário do que estava previsto, que era fazê-la ainda este ano.

"A capitalização da Caixa está em curso, está aprovada e tem um conjunto de medidas importantes para a vida da CGD, que vai ser concretizado. A injeção pública de capital na CGD irá ocorrer no ano de 2017", declarou Mário Centeno no parlamento, onde foi ouvido sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2017.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)