Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Cristas pergunta a Costa por acordo "escrito ou verbal" sobre a CGD

Partido fala sobre a "importância fulcral do princípio da transparência".
Lusa 18 de Novembro de 2016 às 17:13
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas FOTO: Mário Cruz/Lusa

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, assina esta sexta-feira uma pergunta ao primeiro-ministro, António Costa, questionando-o sobre a existência de um acordo, "escrito ou verbal" com o presidente da Caixa sobre a não entrega de declarações de rendimentos.

"Confirma a existência de um acordo, escrito ou verbal, nomeadamente através de confirmação por e-mail, com o presidente (na altura designado) da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em relação à não entrega das declarações de rendimentos?", lê-se numa pergunta assinada por Assunção Cristas e cinco outros deputados do CDS-PP.

Na pergunta dirigida a António Costa, os deputados centristas argumentam com a "importância fulcral do princípio da transparência, nomeadamente no exercício dos cargos em empresas públicas, mais ainda quando se trata da CGD que espera uma capitalização pelo erário público, ou seja pelos contribuintes".

Os centristas referem "notícias vindas a público, que indicam a existência de um acordo ou anuência pelo Governo, para o não cumprimento desta obrigação".

Nos considerandos da pergunta referem ainda as declarações do ministro das Finanças, de 27 de outubro, segundo as quais que não é necessário o escrutínio público porque "os portugueses têm-no por via do Governo, do Estado, que os representa nesta dimensão"

O CDS afirma que Mário Centeno foi "posteriormente corrigido" por António Costa, assim como pela Presidência da República, e refere que Assunção Cristas "por várias vezes" interpelou o Governo sobre a eventual existência desse acordo, assim como Cecília Meireles.

A pergunta dirigida pelo grupo parlamentar do CDS ao primeiro-ministro é assinada por Assunção Cristas, Nuno Magalhães, Cecília Meireles, João Almeida, Álvaro Castelo Branco e António Carlos Monteiro.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)