Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

China vai ter primeira fábrica nuclear de terceira geração

A China iniciou a construção da primeira fábrica nuclear de terceira geração no mundo, com tecnologia AP1000 da Westinghouse, em Sanmen, no leste do país, anunciou a Companhia Estatal de Tecnologia Nuclear.
4 de Janeiro de 2008 às 10:19
O presidente da administração da companhia estatal (SNPTC, na sigla em inglês), Wang Binghua, afirmou ao jornal China Daily que a instalação de Sanmen, na província chinesa de Zhejiang, deverá estar operacional em Agosto de 2013.
Apesar da tecnologia avançada AP1000 da Westinghouse ter sido aprovada pela Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos nunca, até agora, tinha sido utilizada numa central nuclear.
Actualmente, a China conta com onze geradores nucleares operacionais. Três deles funcionam com tecnologia chinesa, dois estão equipados com tecnologia russa, quatro usam a francesa e outros dois funcionam com tecnologia canadiana.
A empresa norte-americana Westinghouse e a francesa Areva disputam a liderança do sector chinês de geradores nucleares de terceira geração, e durante a visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy, à China em Novembro, os dois países assinaram um acordo de compra dos reactores de tecnologia europeia EPR.
Ver comentários