As autoridades sanitárias chinesas ordenaram uma campanha de limpeza nas zonas públicas para prevenir o alastramento de vírus transmissíveis por mosquitos, entre os quais o Zika, que já registou nove casos no país, disse esta terça-feira a imprensa oficial.
Segundo a diretora da Comissão Nacional da Saúde e Planeamento Familiar chinês, Li Bin, citado pela agência oficial Xinhua, a campanha irá centrar-se especialmente em paragens de autocarro, portos, mercados, zonas residenciais, cidades e postos fronteiriços.
Li aconselhou ainda os cidadãos a cuidarem da limpeza dos seus domicílios e zonas de trabalho, com o fim de evitar a proliferação de insetos transmissores de vírus.
"A supervisão e análise de doenças infecciosas deverá ser aumentada e há que estar especialmente vigilante em áreas próximas à fronteira", sublinhou Li Bin.
A campanha começou na segunda-feira, no mesmo dia em que se soube do nono caso de infeção com o vírus Zika na China, diagnosticado a um jovem de 23 anos que regressou da Venezuela no passado dia 19 de fevereiro.