Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

China lança campanha de limpeza em zonas públicas

Objetivo é prevenir o alastramento do Zika.
Lusa 1 de Março de 2016 às 07:37
Li Bin, diretora da Comissão Nacional da Saúde e Planeamento Familiar,
Li Bin, diretora da Comissão Nacional da Saúde e Planeamento Familiar, FOTO: Getty Images

As autoridades sanitárias chinesas ordenaram uma campanha de limpeza nas zonas públicas para prevenir o alastramento de vírus transmissíveis por mosquitos, entre os quais o Zika, que já registou nove casos no país, disse esta terça-feira a imprensa oficial.

Segundo a diretora da Comissão Nacional da Saúde e Planeamento Familiar chinês, Li Bin, citado pela agência oficial Xinhua, a campanha irá centrar-se especialmente em paragens de autocarro, portos, mercados, zonas residenciais, cidades e postos fronteiriços.

Li aconselhou ainda os cidadãos a cuidarem da limpeza dos seus domicílios e zonas de trabalho, com o fim de evitar a proliferação de insetos transmissores de vírus.

"A supervisão e análise de doenças infecciosas deverá ser aumentada e há que estar especialmente vigilante em áreas próximas à fronteira", sublinhou Li Bin.

A campanha começou na segunda-feira, no mesmo dia em que se soube do nono caso de infeção com o vírus Zika na China, diagnosticado a um jovem de 23 anos que regressou da Venezuela no passado dia 19 de fevereiro.

China Li Bin Comissão Nacional da Saúde e Planeamento Familiar saúde política epidemias e pragas Zika
Ver comentários