Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Ciclone "Roanu" causou 21 mortos no Bangladesh

Autoridades retiraram 500 mil habitantes por prevenção.
Lusa 21 de Maio de 2016 às 20:37
Dezenas de pessoas ficaram feridas no Bangladesh à passagem do ciclone
Dezenas de pessoas ficaram feridas no Bangladesh à passagem do ciclone FOTO: EPA

Pelo menos 21 pessoas morreram este sábado e dezenas ficaram feridas no Bangladesh à passagem do ciclone "Roanu" pelo litoral do país, onde as autoridades retiraram 500 mil habitantes por prevenção, informaram várias fontes.

O secretário do Ministério de Gestão de Desastres do Bangladesh, Satiya Broto Saha, disse à agência Efe que 21 pessoas morreram nas últimas horas devido aos incidentes relacionados com a tempestade, como queda de árvores e muros.

O jornal local The Daily Star aponta para pelo menos uma centena de feridos, embora não identifique as fontes desta informação.

Satiya Broto Saha indicou que as administrações dos 14 distritos costeiros retiraram cerca de 500 mil pessoas que se encontravam em "zonas vulneráveis" e encaminharam-nas para refúgios, como prevenção, uma medida comum neste tipo de situações.

"Neste momento não temos a contabilização dos danos materiais, embora tenhamos disponibilizado fundos económicos e comida para o caso de ser necessário", sublinhou Satiya Broto Saha.

"Roanu" entrou pelo sul do país cerca das 12h00 locais (07h00 em Lisboa) com ventos entre os 62 e os 88 quilómetros por hora, o que o classifica como tempestade tropical, segundo a escala Saffir Simpson, adiantou.

Bangladesh secretário do Ministério de Gestão de Desastres do Bangladesh acidentes e desastres ciclone
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)