Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

CIENTISTAS IRAQUIANOS FOGEM PARA A SÍRIA

Alguns dos mais importantes cientistas iraquianos peritos em armas biológicas conseguiram fugir do Iraque rumo à Síria, país a partir do qual pretendem obter asilo político em França, noticia hoje o jornal “The Washington Post”, citando fontes do governo norte-americano.
12 de Abril de 2003 às 12:05
Huda Ammash faz parte da lista de dirigentes iraquianos mais procurados
Huda Ammash faz parte da lista de dirigentes iraquianos mais procurados
Segundo o jornal, entre os cientistas que já cruzaram a fronteira com a Síria podem encontrar-se duas das mais procuradas peritas em armas biológicas, Huda Saleh Mahdi Ammash e Rihab Taha, conhecidas pelos seus trabalhos no domínio das armas biológicas.
Huda Ammash, conhecida como a “Senhora Bacilo do Carbúnculo (antraz)”, apareceu em várias fotografias e vídeos ao lado de Saddam Hussein e do seu filho mais novo, Qusay, que dirigia a maior parte das organizações de segurança militar iraquianas.
Quanto a Ribah Taha, uma perita em microbiologia formada no Reino Unido, é apontada como tendo dirigido o desenvolvimento de armas com antraz, tendo um amplo conhecimento de todo o programa iraquiano de desenvolvimento de armas de destruição maciça.
Além dos profundos conhecimentos sobre o programa de armamento iraquiano, as duas mulheres ocupavam altos cargos dentro do partido governamental Baas. Huda Ammash consta mesmo da lista de 55 dirigentes iraquianos mais procurados divulgada pelo Centro de Comando Norte-americano no Qatar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)