Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Cinco detidos em operação contra a ETA

Foram apreendidas armas e explosivos.
Lusa 17 de Dezembro de 2016 às 02:04
No início do mês passado, foi detido, em França, o líder político da ETA, Mikel Irastorza
No início do mês passado, foi detido, em França, o líder político da ETA, Mikel Irastorza FOTO: EPA

Cinco pessoas foram detidas, esta noite, em França, na sequência de uma operação conjunta das autoridades espanholas e francesas que teve como alvo a logística, depósitos de armas e explosivos da organização terrorista ETA.

Fontes ligadas ao combate antiterrorismo indicaram à agência Efe que três pessoas, cuja identidade não foi revelada, foram detidas ao início da noite de sexta-feira, somando-se a outras duas presas anteriormente.

O Ministério do Interior espanhol indicou que a operação, na qual foram apreendidas armas e explosivos, continua em curso, pelo que não se descarta a possibilidade de serem efetuadas mais detenções.

No início do mês passado, foi detido, em França, o líder político da ETA, Mikel Irastorza, o que foi considerado pelo governo espanhol como um "duro golpe" para aquela organização.

Mikel Irastorza Artola, 41 anos, nascido em San Sebastián, era o máximo responsável da ETA há cerca de um ano, desde a detenção de David Pla e Iratxe Sorzábal, em setembro de 2015.

A ETA anunciou em 2011 que renunciava à violência na luta pela independência do País Basco, mas até hoje não concluiu o seu desarmamento.

Fundada em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco, a ETA é considerada responsável pela morte de mais de 800 pessoas.

França Ministério do Interior ETA distúrbios guerras e conflitos terrorismo crime lei e justiça País Basco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)