Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Circulação retomada no IC1

A circulação já foi retomada no Itinerário Complementar 1 (IC1) próximo de Ourique (Beja), depois de os bombeiros terem conseguido extinguir as chamas que destruíram por completo um camião-cisterna carregado com cerca de 30 mil litros de combustíveis que sofreu um despiste ao início da manhã.
15 de Janeiro de 2007 às 12:47
De acordo com um fonte da Brigada de Trânsito da GNR, a circulação, que ainda estava muito condicionada ao final da manhã, foi reaberta numa das vias, depois de os destroços do camião acidentado terem sido retirados para a berma, procedendo-se à limpeza da via.
Após o acidente, ocorrido cerca das 08h40, o pesado incendiou-se e as autoridades chegaram a temer a explosão dos tanques da cisterna, o que não sucedeu já que todos os tanques se romperam libertando o combustível que acabou por arder. O combate às chamas, foi realizado por 21 bombeiros de cinco corporações da região, apoiados por oito viaturas.
PROPRIETÁRIO ABRE INQUÉRITO
A empresa proprietária do camião cisterna abriu um inquérito interno para apurar as causas do incidente. Luís Maurício, responsável de segurança da Tiel—Transportadora Ideal de Envendos, com sede em Alvaiázere, confirmou que o camião cisterna, ao serviço da Galp, foi abastecido na refinaria de Sines e dirigia-se para o Algarve quando se despistou e se incendiou em seguida.
O dirigente garantiu que se tratava de um camião "praticamente novo", cujo tractor tem menos de dois anos, assegurando que a viatura era conduzida por uma motorista "experiente". "Até falarmos com a motorista, com mais calma, para reconstituir o que aconteceu e analisarmos os destroços, é prematuro dizer o quer que seja", adiantou o responssável escusando-se a avançar as causas prováveis do incêndio.
A condutora não sofreu quaisquer ferimentos, mas, a meio da manhã, sentiu-se indisposta e foi transportada para o Centro de Saúde de Ourique. Após ter sido observada, regressou a casa para descansar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)