Colégio despede 40 professores

Quebra de apoio do Estado na origem das dispensas.
22.04.14
Colégio despede 40 professores
Colégio Liceal de Lamas Foto Francisco Manuel / CORREIO DA MANHÃ

O Colégio Liceal de Lamas, Santa Maria da Feira, está a preparar o despedimento coletivo de cerca de 40 professores. A direção confirmou ontem que o processo já teve início e garantiu que está a ser estudada a hipótese de incluir pessoal não docente na lista de dispensas.

Os professores já receberam, por correio eletrónico, convocatórias para reuniões com advogados, que ocorrem a partir de hoje, para acordar a rescisão. "Foram contactados informalmente e foram realizados encontros sobre a situação", disse ao CM a diretora pedagógica, Joana Vieira.

Na origem do despedimento coletivo estará a quebra de financiamento do Estado, no contrato de associação. "A verba reduziu 30% desde 2011 e as receitas são insuficientes para fazer face às despesas", indicou a dirigente.

O Colégio de Lamas tem 2200 alunos. Recebeu, no segundo semestre de 2006, quase cinco milhões de euros do Estado. A direção garante que o número de estudantes não deverá baixar no próximo ano letivo.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
26 Comentários
  • De watt25.04.14
    O Colégio L.S.M.L é uma instituição que honra a freguesia e da qual todos os Lamacenses se devem orgulhar. Tem dado notoriedade e prestado um serviço impar, sendo a maior empregadora de pessoas qualificadas da região.
    Responder
     
     3
    !
  • De anonimo15:23
    Jennifer gomes. Eu tambem andei neste colegio pk era residente em lamas, nao sou filha de ricaços mas nunca tive uma boa aprendizagem fui sempre posta de lado. RICOS DE UM LADO POBRES DE OUTRO.
    Responder
     
     1
    !
  • De luis10:17
    Financiar colégios é um roubo ao estado. Com retornos para alguns.
    Responder
     
     0
    !
  • De B00:38
    para quem não sabe o colégio de lamas é semi-privado. filhos de ricaços da zona não andam lá, mas sim no colégio carvalhos, ribadouro, d. dínis e etc. funciona como público para os residentes em lamas pois não têm outra
    Responder
     
     13
    !
  • De gustavosalgado00:37
    Ja estive dos dois lados e sei bem o que se passa no público... chega à horinha e "ala" que se faz tarde nem mais um segundo... nos privados até "comem" a relva, dedicação ao máximo ao aluno e às suas aprendizagens.
    Responder
     
     13
    !