A Colômbia vai assinalar, esta quinta-feira, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura, com o registo de mais de oito mil casos, informou um organismo governamental.
Segundo o organismo responsável por prestar assistência e ajudar a reparar as vítimas do conflito interno na Colômbia, há 8.210 nomes que constam do Registo Único de Vítimas por atos de tortura num universo global de 6,5 milhões de pessoas.
A tortura "causa lesões pessoais permanentes", realçou a Unidade para a Atenção e Reparação Integral às Vítimas, indicando que mais de 42 mil vítimas do conflito na Colômbia já participaram no programa governamental de apoio psicossocial.
A Coligação Colombiana Contra a Tortura (CCCT), que vai realizar hoje, em Bogotá, uma iniciativa em homenagem às vítimas, pediu ao Governo, através de um comunicado, para ratificar o Protocolo Facultativo da Convenção Contra a Tortura e para reconhecer a plena competência do Comité Contra a Tortura.
"As visitas de diferentes organizações internacionais e o trabalho da CCCT demonstram que a tortura se comete e oculta de forma sistemática no país", refere a mesma nota.