Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Colômbia assinala oito mil casos de tortura no Dia Internacional de Apoio às Vítimas

Tortura "causa lesões pessoais permanentes".
26 de Junho de 2014 às 09:25

A Colômbia vai assinalar, esta quinta-feira, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura, com o registo de mais de oito mil casos, informou um organismo governamental.

Segundo o organismo responsável por prestar assistência e ajudar a reparar as vítimas do conflito interno na Colômbia, há 8.210 nomes que constam do Registo Único de Vítimas por atos de tortura num universo global de 6,5 milhões de pessoas.

A tortura "causa lesões pessoais permanentes", realçou a Unidade para a Atenção e Reparação Integral às Vítimas, indicando que mais de 42 mil vítimas do conflito na Colômbia já participaram no programa governamental de apoio psicossocial.

A Coligação Colombiana Contra a Tortura (CCCT), que vai realizar hoje, em Bogotá, uma iniciativa em homenagem às vítimas, pediu ao Governo, através de um comunicado, para ratificar o Protocolo Facultativo da Convenção Contra a Tortura e para reconhecer a plena competência do Comité Contra a Tortura.

"As visitas de diferentes organizações internacionais e o trabalho da CCCT demonstram que a tortura se comete e oculta de forma sistemática no país", refere a mesma nota.

Colômbia Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura casos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)