Antes de entrar na Cimeira UE/África, o comissário europeu Louis Michel afirmou que “os colonizadores já pagaram somas consideráveis durante décadas”, considerando que esses valores “nem sempre foram utilizadas de melhor forma possível. Por conseguinte, desse ponto de vista não temos qualquer lição a receber”.
Recorde-se que Kadhafi declarou ontem que “as forças coloniais devem compensar os povos que colonizaram e cujas riquezas espoliaram”, apontando esta questão como um dos pontos principais da Cimeira.
Já para o comissário europeu, o encontro deste fim-de-semana entre os líderes europeus e africanos visa “consagrar uma mudança de natureza” entre os dois continentes e que “deve tornar-se política”.
"Devemos falar de tudo. Há assuntos em que chegaremos facilmente a acordo, mas há também outros mais difíceis, como a situação no Darfur, os acordos de parceria económica, os direitos humanos e a boa governação", declarou Louis Michel, acrescentando que, “os valores fundamentais dos direitos humanos e a boa governação são os mesmos em qualquer parte, não dependem da cultura histórica dos povos”.
Ver comentários